Lala Laiá convida: Guilherme Held & Walmir Gil

EMBORA SEJAM DE GERAÇÕES E UNIVERSOS, os dois convidados do 3º episódio de Lala Laiá possuem uma coisa em comum: geral quer tocar com eles. Walmir Gil (Trompete) e Guilherme Held (Guitarra) souberam imprimir identidade à sua música, e com sensibilidade e técnica apuradas, passaram a acompanhar grandes nomes da música brasileira.

Ao lado de João Bosco e Mariana Aydar no 23º Prêmio da Música Brasileira com direito a improviso nos 3:50s.

WALMIR GIL É UMA FIGURA LEGENDÁRIA, um dos mais notáveis trompetistas brasileiros. Convive há mais de 40 anos ao lado do instrumento com o qual participou de inúmeros shows e turnês no Brasil e exterior, acompanhando: Simone, Sadao Watanabe, César Camargo Mariano, Fafá de Belém, Caetano Veloso, Djavan, Gal Costa, Roberto Carlos, Angela Maria, Cauby Peixoto, Nelson Gonçalves, Raul Seixas, Capital Inicial, Clube do Balanço, Seu Jorge, Chris Wells, BenyCarter, John Williams, Anita O’Day, Bobby Short, Orquestra de Jazz Sinfonica, Orquestra Arte Viva, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Banda Mantiqueira, e muitos outros.

Zimbo Trio apresenta o melhor do Jazz no programa ‘Café Concerto’ da TV Cultura. Vale a pena assistir o programa todo, mas a partir dos 50min tem o trompete certeiro de Walmir Gil.

É MUITO REQUISITADO PARA GRAVAÇÕES em estúdios e figura em centenas de discos dos mais respeitáveis artistas. Fez parte, também, da banda do 150 Night Club do Hotel Maksoud Plaza onde teve a oportunidade de acompanhar respeitáveis nomes do cenário musical mundial: Joe Williams, Benny Carter, Anita O’Day, Paquito D’Rivera, Natalie Cole, Sadao Watanabe, entre outros.

Banda Savana no ‘Café Concerto’ da TV Cultura do Zimbo Trio. Walmir Gil em duelo com o parceiro Proveta a partir dos 42min.

AO LADO DO SAXOFONISTA PROVETA FUNDOU no início dos anos 90 a Banda Mantiqueira, nomeada ao Grammy de 1997 pelo CD Aldeia, ao Latin Grammy de 2007 com o CD Terra Amantiquira e vencedora do premio Tim de Musica de 2006 com o álbum Terra Amantiquira. Com confessa influência das orquestras de Severino Araújo, Thad Jones, Count Basie e Duke Ellington, a big band procura uma forma de contato com a obra dos grandes compositores brasileiros – Pixinguinha, Cartola, Nelson Cavaquinho, Tom Jobim, entre outros.

Banda Mantiqueira interpreta Dorival Caymmi no Instrumental SESC Brasil de 2009. Improviso lindo de Walmir Gil no 04:23s.

GUILHERME HELD É GUITARRISTA, COMPOSITOR E PRODUTOR. Atualmente toca com Criolo, Leo Cavalcanti, Kika, Victor Rice, Romulo Fróes, Pericles Cavalcanti, Veronica Ferriani, Mariana Aydar, Spirolizer, NABASE, Dudu Tsuda, Nei Zygma, entre outros. Com o rapper Criolo gravou o DVD Criolo no Circo Voador, o DVD Criolo e Emicida, o single 2x5 e o disco Convoque seu Buda e participou de suas turnês no Brasil e na gringa, onde tocou com os convidados Mulatu Astatke (criador do Ethiojazz), Tony Alen (baterista do Fela Cute), Ney Matogrosso e Caetano Veloso.

Ao vivo no Circo Voador na abertura do DVD do Criolo do disco ‘Nó na Orelha’.

TAMBÉM GRAVOU OS DICOS de Lanny Gordin (Projeto Alfa vol.1 e vol.2), Nei Zigma, Romulo Fróes, Mariana Aydar (Cavaleiro Selvagem e Pedaço duma asa), Pericles Cavalcanti, Iara Renno, Kika, Veronica Ferriani, Leo Cavalcanti, e deu o ar de sua graça em participações especiais nos discos de Ná Ozzetti e Zé Miguel Wisnick, Filipe Catto, Tulipa Ruiz, Fabio Goes e Rodrigo Campos.

No album ‘No Chão Sem O Chão’ do cantor e compositor Romulo Fróes.

Na TV, tocou na banda de apoio do programa Circo do Edgar, do canal Multishow, onde acompanhou os convidados no programa: Caetano Veloso, Tom Zé, Jair Rodriguez, Elza Soares, Seu Jorge, Lenine, Fernanda Takai, Arnaldo Antunes, Beth Carvalho, Ivete Sangalo e outros. E na MTV, participou a convite do cantor Arnaldo Antunes do projeto Grêmio Recreativo ao lado de Lucas Santana, Elza Soares, Zeca Baleiro e Emicida.

Grêmio Recreativo MTV.

FORA TUDO ISSO SE ENVOLVEU EM OUTROS PROJETOS como a trilha do filme Bandido da Luz Vermelha; a produção do show Afrosampa, uma releitura do disco Os Afro-Sambas, com Bixiga 70, Meta-Meta e Criolo, em projeto intitulado NABASE; a banda Tarantulas e Tarantinos, em homenagem ao cineasta Quentim Tarantino; e por fim o power trio Spirolizer, que toca música industrial instrumental com momentos arranjados e outros free.

A pegada psicodélica do trio Spirolizer.

TRETA NÃO É NÃO?! Enfim, essas duas jóias raras são os convidados do nosso 3º episódio. Se você gostou não perca na primeira quarta de outubro, 07/10, uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, com Walmir Gil (Trompete) e Guilherme Held (Guitarra). E como de costume: Leandro Cabral (teclado), Rael (baixo), Vitor Cabral (bateria) e eu aqui nos vocais. Partiu?!